Você decidiu se casar: parabéns! Esse é o primeiro passo de uma longa caminhada até o grande dia. Para que tudo saia perfeito, ter um planejamento bem elaborado é fundamental.
Você tem duas opções a partir de agora: 1ª) contratar uma equipe de profissionais especializados para organizar cada detalhe e tornar seu casamento único e especial; 2ª) listar você mesma todas as etapas que precisam ser cumpridas até o grande dia — e começar a cumpri-las.
Veja por onde começar a organizar os preparativos do seu casamento.
1) Escolha uma data (ou período do ano)
Essa decisão pode ser mais complicada do que parece. A preferência dos noivos sempre deve nortear a escolha da data, mas há muitos fatores que devem ser ponderados.
Se você quer uma cerimônia ao ar livre, é melhor optar por períodos do ano menos chuvosos ou que não seja temporada de ventos; se quer aproveitar a luz solar, a estação ideal é o verão; se não gosta do calor, melhor fugir do verão.
Além disso, sempre considere trocar a data. Pode ser que o local dos seus sonhos esteja com a agenda lotada naquele mês ou que seu fotógrafo preferido não consiga atender vocês. Por isso é importante elencar prioridades.
Outra dica é que há meses do ano menos concorridos — como fevereiro, março, junho e agosto — e que, portanto, fica mais barato se casar.
2) Faça uma lista de convidados
Por mais que esteja longe da data do casamento, o número de convidados é que vai balizar todas as outras decisões. Para a escolha do local, por exemplo, você precisa ter uma ideia de quantas serão as pessoas presentes no evento.
Imagine reservar um salão que comporta 200 pessoas e depois convidar 300? Ou, então, pagar mais caro por um espaço para 400 pessoas se na sua lista só há 150 pessoas.
Fazer a lista antecipadamente não significa que ela não sofrerá alterações. O que importa é você ter uma quantidade estimada de convidados. A dica é para considerar todos aqueles que são realmente importantes para estarem com você no grande dia.
3) Pesquise bem os fornecedores
Aqui você vai percorrer uma verdadeira maratona. É cansativo, não vamos negar, mas extremamente importante para não se decepcionar no grande dia.
Quando falamos em fornecedores, a lista é extensa:
- Buffet;
- Decoração;
- Fotógrafo;
- Filmagem;
- Cerimonialista;
- Banda/DJ;
- Músicos para a cerimônia;
- Convite;
- Doces;
- Bartenders;
- Lembrancinhas;
- Vestido de noiva e terno do noivo;
- Cabeleireiro/Maquiador/Manicure/Barbeiro;
- Carro dos noivos.
E tantos, tantos, tantos outros detalhes. O segredo para escolher os melhores fornecedores é dedicar tempo para pesquisar, pedir recomendação, comparar preços e ler contratos. Por isso, haja com antecedência e utilize todas as ferramentas que você tem à sua disposição.
4) Estipule um budget — e planilhe tudo!
A verdade é que sempre queremos do bom e do melhor, mas nem sempre nosso orçamento permite. Então é importante estipular um budget, ou seja, saber quanto realmente pretendem gastar.
Para não estourar o orçamento, faça uma previsão de todos os gastos da festa em uma planilha, por fornecedor. A lista deve conter desde espaço, igreja, decoração, vestido de noiva, lembrancinha do casamento até as alianças e documentação do civil. Há quem contabilize inclusive os gastos com a lua de mel.
5) Cuide da sua saúde
Por fim — e não menos importante! —, não se esqueça de cuidar da saúde física e mental. O planejamento de um casamento pode estar atrelado a momentos de estresse e ansiedade. Mas, para não chegar cansada no grande dia, é fundamental ter controle sobre seu organismo.
Na WEDN você encontra os fornecedores ideias para sua festa de casamento, o que poupa tempo na sua pesquisa e elimina momentos de estresse. Confira a nossa plataforma!